AS ANEDOTAS E A RELIGIÃO

AS ANEDOTAS E AS RELIGIÕES

O ser humano sempre gostou de contar anedotas e piadas como forma de passar o tempo. Com a internet, as referidas piadas circulam e multiplicam-se a uma velocidade impressionante. As novas tecnologias constituem um meio poderoso  de divulgação do bem e do mal. Quando os artigos, as piadas e as anedotas são recebidos via email,  algumas pessoas têm a  tendência de os reencaminhar sem efectuarem qualquer tipo de “filtragem”. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), relatou que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Para que um ser humano se torne mentiroso, é suficiente  que faça circular (sem o verificar) tudo o que ouve”. (Muslim).

Vou referir-me às anedotas acerca das Religiões e dos Profetas,  que circulam pelo mundo todo, através deste meio de comunicação.

Quem se diz crente em Deus e nos Seus Profetas, qualquer que seja a sua religião, não utiliza os respectivos símbolos  para denegrir a fé dos outros e a sua própria fé. Quem não é religioso, deveria abster-se de difundir textos e imagens que possam ferir a fé do seu semelhante. Não se pode invocar a liberdade de expressão para ofender terceiros.  O mesmo se aplica ao muçulmano, que não deve  contar anedotas acerca da sua religião, dos seus imames (responsáveis  religiosos), de todos os  Profetas (Que a Paz de Deus esteja com eles) e muito menos do seu último Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam).

Infelizmente, alguns muçulmanos,  quando recebem uma anedota com referência religiosa, como por exemplo,  acerca de Issa – Jesus (Aleihi Salam – Que a Paz de Deus esteja com ele), leem, acham piada e até reencaminham para os seus amigos muçulmanos. Não é compreensível esta actuação.

Como devem estar recordados, um dos pilares da fé Islâmica, é o de acreditar (e respeitar) em todos os Profetas que Deus enviou para toda a humanidade. Issa – Jesus (Aleihi Salam – Que a Paz de Deus esteja com ele), é um dos  milhares Profetas que Deus enviou para a humanidade; Mais ainda, ele  faz parte dos 5 principais Profetas escolhidos por Deus, o Altíssimo, conforme é referido no Curàne:

“E quando Nós fizemos um pacto com os Profetas e contigo (ó Muhammad), com Noé, Abraão, Moisés e Jesus, filho de Maria, estabelecemos com eles uma solene aliança.” (33:7).

Portanto qualquer piada, muito menos anedota, em redor de Issa (Aleihi Salam) ou  de qualquer um dos milhares  Profetas de Deus, é um acto impróprio e deplorável.

Deus vai mais longe, ao aconselhar-nos a não troçarmos de nenhum povo, conforme é referido no Surat Al  Hujjurat “Ó Crentes! Que nenhum povo zombe do outro, pois pode ser que os escarnecidos sejam melhores do que os escarnecedores e que nenhuma mulher zombe doutra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difamais mutuamente, não dirigis uns aos outros nomes injuriosos com alcunhas. Mau é o nome da depravação depois da fé*. E aqueles que não se arrependem, são os pecadores.”49:11.

*é referido aqui o pecado de chamar nomes feios a alguém e também àquele  que abraçou o Islam, chamando-o por nomes impróprios e anteriores, que possam indiciar a sua anterior descrença.

Quando recebermos alguma anedota  acerca de algum Profeta, poderemos actuar de duas formas: a)- “delete” apagar a  mensagem; ou b)- devolver a mensagem ao remetente”, explicando-lhe ser injuriosa a piada. A actuação a seguir, está nas mãos de cada um.

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin”  “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.

 Abdul Rehman Mangá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s