AS ANEDOTAS E AS RELIGIÕES
O ser humano sempre gostou de contar anedotas e piadas como forma de passar o tempo. Com a internet, as referidas piadas circulam e multiplicam-se a uma velocidade impressionante. As novas tecnologias constituem um meio poderoso de divulgação do bem e do mal. Quando os artigos, as piadas e as anedotas são recebidos via email, algumas pessoas têm a tendência de os reencaminhar sem efectuarem qualquer tipo de “filtragem”. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), relatou que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Para que um ser humano se torne mentiroso, é suficiente que faça circular (sem o verificar) tudo o que ouve”. (Muslim).
Vou referir-me às anedotas acerca das Religiões e dos Profetas, que circulam pelo mundo todo, através deste meio de comunicação.
Quem se diz crente em Deus e nos Seus Profetas, qualquer que seja a sua religião, não utiliza os respectivos símbolos para denegrir a fé dos outros e a sua própria fé. Quem não é religioso, deveria abster-se de difundir textos e imagens que possam ferir a fé do seu semelhante. Não se pode invocar a liberdade de expressão para ofender terceiros. O mesmo se aplica ao muçulmano, que não deve contar anedotas acerca da sua religião, dos seus imames (responsáveis religiosos), de todos os Profetas (Que a Paz de Deus esteja com eles) e muito menos do seu último Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam).
Infelizmente, alguns muçulmanos, quando recebem uma anedota com referência religiosa, como por exemplo, acerca de Issa – Jesus (Aleihi Salam – Que a Paz de Deus esteja com ele), leem, acham piada e até reencaminham para os seus amigos muçulmanos. Não é compreensível esta actuação.
Como devem estar recordados, um dos pilares da fé Islâmica, é o de acreditar (e respeitar) em todos os Profetas que Deus enviou para toda a humanidade. Issa – Jesus (Aleihi Salam – Que a Paz de Deus esteja com ele), é um dos milhares Profetas que Deus enviou para a humanidade; Mais ainda, ele faz parte dos 5 principais Profetas escolhidos por Deus, o Altíssimo, conforme é referido no Curàne:
“E quando Nós fizemos um pacto com os Profetas e contigo (ó Muhammad), com Noé, Abraão, Moisés e Jesus, filho de Maria, estabelecemos com eles uma solene aliança.” (33:7).
Portanto qualquer piada, muito menos anedota, em redor de Issa (Aleihi Salam) ou de qualquer um dos milhares Profetas de Deus, é um acto impróprio e deplorável.
Deus vai mais longe, ao aconselhar-nos a não troçarmos de nenhum povo, conforme é referido no Surat Al Hujjurat “Ó Crentes! Que nenhum povo zombe do outro, pois pode ser que os escarnecidos sejam melhores do que os escarnecedores e que nenhuma mulher zombe doutra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difamais mutuamente, não dirigis uns aos outros nomes injuriosos com alcunhas. Mau é o nome da depravação depois da fé*. E aqueles que não se arrependem, são os pecadores.”49:11.
*é referido aqui o pecado de chamar nomes feios a alguém e também àquele que abraçou o Islam, chamando-o por nomes impróprios e anteriores, que possam indiciar a sua anterior descrença.
Quando recebermos alguma anedota acerca de algum Profeta, poderemos actuar de duas formas: a)- “delete” apagar a mensagem; ou b)- devolver a mensagem ao remetente”, explicando-lhe ser injuriosa a piada. A actuação a seguir, está nas mãos de cada um.
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin” “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.
Abdul Rehman Mangá