Um longo hadice, que nos ensina a essência do Isslam
Hazrat Umar (Radyialahu an-hu), relatou: Certo dia, quando estávamos sentados junto do Profeta de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam), apareceu um homem de roupa muito branca e cabelo muito preto, em que não se notava qualquer vestígio de viagem e nem era conhecido de qualquer um de nós. Foi sentar-se junto de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Encostando os seus joelhos aos dele e colocando as suas mãos sobre as pernas dele, disse: Ò Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), fala-me acerca do Isslam!
O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu: “O Isslam exige que prestes testemunho de que não há outra divindade além de Deus e de que Muhammad é o Seu Mensageiro; que observes a oração e que pagues o Zakat; que jejues no mês de Ramadan e que realizes à peregrinação à Caaba, se tens meios para isso”.
O homem disse: “Disseste a verdade”. E a nós surpreendeu-nos que ele o interrogasse e que logo confirmasse a verdade. O homem voltou a perguntar: “Fala-me sobre a fé.” E o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu: “Que creias e tenhas fé em Deus, em Seus anjos, em Seus mensageiros e no dia do juízo. E que creias e tenhas fé no destino, tanto no bom como no mau.”
E o homem disse: “Falaste a verdade! Falam-me agora sobre o devido cumprimento das obrigações.” O mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu. “Que adores a Deus como se O visses, pois se não O vês, Ele te vê.”
O homem disse: “Fala-me acerca da hora (do juízo). Disse o último mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam): “Quem está sendo interrogado disso não tem melhor conhecimento do que quem está fazendo a pergunta.” O homem insistiu: “Fala-me, então dos seus sinais.” Disse o Mensageiro (Salalahu Aleihi Wassalam): “Será quando a escrava der à luz a sua própria senhora (a) e quando vires os descaminhados pastores de ovelhas competindo nas construções de altos edifícios (b)”.
Aquele homem retirou-se, deixando-me pensativo por um bom tempo, até que o Profeta me perguntou “Ó Umar, sabes quem era aquele que me fez perguntas?” Eu disse: “Deus e o Seu Mensageiro têm melhor conhecimento!”. Disse ele: “Era o Jibrail (Aleihi Salam) – Arcanjo Gabriel (Que a paz de Deus esteja com ele), que veio ensinar-vos a essência da vossa religião (Relatado por Muslim).
(a) – a condição da mulher escrava é inferior à de uma mulher livre. Se a escrava conceber um filho do seu dono, então o filho tem a categoria do pai; neste caso o filho em relação à mãe, é também seu senhor.
(b)– camponeses e outros de classe mais pobre da sociedade se tornarão tão ricos, que começarão a competir entre eles para construírem prédios mais altos. Noutro hadice é referido que os pobres se tornarão ricos e os ricos se tornarão pobres.
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin” “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.
Abdul Rehman Mangá