021.01 – OS DIREITOS DOS PAIS

021.01 – OS DIREITOS DOS PAIS

Allah Subhanahu Wataala tornou a satisfação dos pais como Sua satisfação e o descontentamento deles como Seu descontentamento:

Allah Subhanahu Wataala refere no Livro Sagrado: “O teu Senhor decretou que não prestasses culto a ninguém, salvo a Ele e que mostrasses bondade para os pais. Se um deles, ou ambos, alcançarem uma idade avançada junto de ti, não exprimas “uff”- qualquer palavra de blasfémia, ou de repulsa para eles – mas dá-lhes uma palavra bondosa. E baixa sobre eles a asa da humildade por meio da compaixão, e diz: SENHOR MEU! TEM PENA DELES, ASSIM COMO TIVERAM AO CUIDAR DE MIM QUANDO EU ERA PEQUENO. O vosso Senhor está apercebido do que se passa nas vossas mentes. Se sois justos, sem dúvida Ele foi sempre indulgente para esses que voltam para Ele” (XVII:23 a 25).

Allama Ibn Khatir menciona uma passagem no seu livro de Tafssir na qual diz que um homem encontrava-se carregando a sua mãe nas costas para que ela efectuasse o Tawáf (dar as 7 voltas) a volta da Kaaba, durante a peregrinação à Maka. Ele perguntou ao Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) se deste modo ele tinha preenchido os direitos dela. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu que nem sequer pagou por uma simples respiração dela.

E Allah refere no Cur’ane: “E Nós ordenámos ao homem que fosse bondoso para com seus pais. Sua mãe transportou-o no ventre em fraqueza sobre fraqueza, amamentando-o durante dois anos. Dá-me, a Mim e a teus pais, os teus agradecimentos. Para Mim voltareis.” (XXXI:14).

Hazrat Abdullah Ibn Massud (Radiyalahu an-hu) conta: Perguntei ao Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) a respeito da acção mais querida por Allah Subhanahu Wataãla. Ele respondeu: “Efectuar a Sallah (Oração) na sua devida hora”. Depois perguntei qual a acção a seguir? Ele respondeu “Tratar bem os pais.” Voltei a perguntar a mesma questão, ao qual ele disse: “Lutar no caminho de Allah”. Ibn Massud (Radiyalahu an-hu) disse que se continuasse a perguntar, Rassullulah (Sallalahu Aleihi Wassalam) responder-me-ia. “Bhukari”.

Hazratt Abu Hurairah (Radiyallahu an-hu) conta que um homem colocou a seguinte questão: “De entre todas as pessoas, quem merece mais um bom tratamento da minha parte? Rassullulah (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu “ A sua mãe”. O homem voltou a perguntar. “E a seguir?” Rassullulah (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu: “A sua mãe”. O homem voltou a perguntar: “ E a seguir?” Rassullulah (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu “A sua mãe”. Pela quarta vez o homem perguntou: “E a seguir? Rassululah Salalahu Aleihi Wassalam respondeu “O seu pai, e a seguir o mais próximo relativo, depois o mais próximo e assim sucessivamente. – “Bhukari e Muslim”.

Hazrat Abu Huraira (Radiyallahu an-hu) relata que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Mantenham-se puros, (evitando) as mulheres dos outros (não as cobiçando) que assim, as vossas mulheres manter-se-ão puras e tratem bem os vossos pais, que os vossos filhos vos tratarão bem e qualquer um que venha desculpar-se diante de vós, devem aceitar (as desculpas) independentemente se tinham ou não razão, pois, se aquele que não aceitar, não virá ter comigo no Hauz Kauçar (fonte denominada de Kauçar) – “Hakim”.

Uma das fraquezas do ser humano, é de esquecer com facilidade. É uma fraqueza que Allah Subhanahu Wataala nos concedeu, para não nos sobrecarregar. Por exemplo, se assim não fosse, ainda estaríamos, todos os dias, durante longos anos, a chorar a morte dos nossos parentes, como se a morte deles tivesse acontecido agora. Recordemos os importantes ensinamentos do nosso Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam).

Hazrat Abu Hurairah (Radiyalahu an-hu), relata que O Mensageiro de Allah (Salalahu Aleihi Wassalm) disse: “Três duás são aceites, em cuja aceitabilidade não existe nenhuma dúvida; 1 – O Dua do Pai (para o seu filho); 2 – O Dua do viajante; 3 – e o Dua do oprimido.” – (Tirmizi, Abu Daud).

Hazrat Aisha (Radiyalahu an-ha), conta que um dia apareceu um homem acompanhado de um idoso. O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) perguntou-lhe: “Quem te acompanha?” O homem respondeu: “Meu pai”. Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Não deves andar à frente dele, nem deves sentar antes de ele sentar-se, não deves chamá-lo pelo nome dele e nem deves insultar (alguém) por causa dele.” (Durre Mantur).

Hazrat Anas (Radiyalahu an-hu), narra que Raçululah (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Aquele que desejar que Allah lhe aumente a sua vida e que aumente o (barakah do) seu sustento, deve conceder aos pais um bom tratamento e zelar pelos laços familiares com os relativos.” (Durre Mantur).

Hazrat Muáwiyah Ibn Jáhimah (Radiyalahu an-hu) relata que um dia Jáhimah foi ter com Raçululah (Salalahu Aleihi Wassalam) e disse-lhe: “Pretendo participar na Jihad e quero saber a sua opinião acerca disso.” O Mensageiro de Allah (Salalahu Aleihi Wassalam) perguntou-lhe: “A sua mãe está viva?”. Ele respondeu: “Sim.” Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse-lhe: Então mantém-te com ela, pois o Janat (paraíso) encontra-se perto dos pés dela.” (Nissai, Ahmad e Baihaqui).

Hazrat Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), narrou: “Um dia estávamos sentados na companhia de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) e apareceu um homem da tribo de Banu Salamah. Ele colocou a seguinte questão: Ó Mensageiro de Allah (Salalahu Aleihi Wassalm), depois do falecimento dos meus pais, existe algo que eu possa fazer por eles? O Mensageiro de Allah (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu: “Sim: 1 – Pedir Rahmat (Misericórdia de Allah) para eles; 2 – Pedir perdão pelos pecados deles; 3 – Cumprir com aquilo que eles desejavam que fosse feito (ou seja dar cumprimento ao testamento); 4 – Manter os laços de familiaridade relacionados com os pais (como por exemplo, os avos e tios (paternos e maternos) etc…; 5 – Tratar bem aqueles que eram os amigos dos seus pais.” – (ABU DAUD E IBN MAJAH.

Hazrat Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: -“As acções chegam ao fim da morte do homem, porém a recompensa de três acções mantêm-se (após a morte do homem); 1 – Sadaqah Járiyah (como por exemplo, a construção de uma mesquita, a perfuração de um poço que possa beneficiar os necessitados, etc…); 2 – Aquele Ilm (conhecimento da religião), do qual as pessoas tiram conhecimento e proveito; 3 – Filhos piedosos que fazem duáh (prece) para ele.” Muslim.

Hazrat Abu Huraira (Radiyallahu an-hu) referiu que O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah Subhanahu Wataala elevará os graus de um servo no Jannat (paraíso) e ele espantado, dirá: Como foi possível adquirir estes graus? Allah, nosso Protector e Sustentador, dirá: “Isto é em troca das preces, efectuadas pelo teu filho, pedindo perdão pelos teus pecados.” – Mussnad Ahmad.

Hazrat Abdullah Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) relatou que um dia um homem veio ter com Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) e perguntou-lhe: “A minha mãe faleceu e não deixou nenhum testamento. Será que se eu oferecer Sadaqah (caridade) em nome dela, ela beneficiará?”. Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu: “Sim.” – Al Adab al Mufrad – Bhukari.

Para os pais falecidos, façamos duás por eles, pratiquemos caridade por eles e mantenhamos as relações familiares e de amizade. Recitemos diariamente o surat Yacin e façamos duá por eles. Nas nossas preces, incluamos entre outros o seguinte duá:

“SENHOR MEU! TEM PENA DELES, ASSIM COMO TIVERAM AO CUIDAR DE MIM QUANDO EU ERA PEQUENO.”

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin”  “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”.E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Allah, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.

Abdul Rehman Mangá      

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s