008.01 – O cuidado que devemos ter na transmissão de hadices

008.01 – O cuidado que devemos ter na transmissão de hadices

Abdullah Ibn Massud (Radiyalahu an-hu), foi um eminente Sahaba (companheiro) do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Devido aos seus conhecimentos religiosos e ao seu carácter, foi-lhe atribuída a incumbência de dar fatwa, ainda no tempo do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam).

Era também humilde. Prestava assistência ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), transportando os seus chinelos, a sua almofada e a água para abluções. Por isso era também conhecido por “homem dos chinelos”, “o homem da almofada” e “o homem da água”.

Permaneceu na companhia de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), acompanhando-o nas deslocações e visitando-o na sua casa. Mesmo assim, tinha muito cuidado em relatar os ditos do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam). Sempre que pretendia fazê-lo, tremia de medo.

Certa vez, estava relatando um hadice (dito do Profeta) e ao começar com as palavras “O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse …” o seu corpo começou a arrepiar-se e os seus olhos encheram-se de lágrimas, a testa ficou cheia de suor, as veias incharam-se e disse: “In Sha Allah o Profeta disse isso, ou igual a isso, ou mais ou menos isso”.

Ele e os restantes Sahabas (Radiyalahu an-huma), tinham muito cuidado ao transmitirem algum dito do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), pois lembravam-se constantemente das palavras de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), quando referiu: Aquele que atribuir algo a mim e que na realidade eu não tenha dito aquilo, ele que ocupe o seu lugar no inferno”.

Aisha (Radiyalahu an-ha) referiu que certa noite, o seu pai Abu Bakr (Radiyalahu an-hu), não conseguia dormir, pois virava-se para um lado, ou virava-se para o outro. Na manhã seguinte  pediu para trazer os hadices que tinha compilado e que os entregara a Aisha para guardar. Assim que a compilação lhe foi entregue, queimou-a  por completo. Depois explicou os motivos: “Esta colecção continha muitas narrativas sobre o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), as quais eu tinha ouvido de outras pessoas. Depois da minha morte, se algum dos hadices não fosse verdadeiro, então eu responderia perante Deus”. In Fazail-E-Amal – As virtudes das acções.

Wa ma alaina il lal balá gul mubin” “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Abdul Rehman Mangá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s