008.11 – O BOM TRATO AOS ANIMAIS
Os animais também são seres criados por Deus, Todo -Poderoso. Porque os animais também sentem e sofrem, trata-los bem, é uma das formas de procurar a satisfação de Allah Subhanahu Wataala.
Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) relatou que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), referiu que um homem na sua caminhada (longe das localidades), sentiu muita sede, encontrou um poço, de onde bebeu a água. Quando saiu do poço, viu um cão com a língua de fora a lamber a terra molhada por causa da sede. O homem decidiu descer ao poço e porque não tinha com ele qualquer recipiente, encheu o seu sapato com água e deu de beber ao cão. Allah gostou desta acção, que lhe perdoou os pecados.
Quando os companheiros do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) ouviram esta passagem, perguntaram (com espanto) ao Profeta: “Ó Mensageiro de Deus! Seremos nós recompensados se tivermos pena dos amimais?” O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu: “Sim, Allah recompensará toda a pessoa que tiver pena de um ser vivo” – Relato de Musslim.
Abdullah Bin Omar (Radiyalháhu an-hu), narra que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Uma mulher foi lançada ao fogo do inferno por não dar de comer e de beber ao seu gato, nem pelo menos deixá-lo livre para procurar por si próprio os alimentos.” – Relato de Al-Bukhari.
Não devemos afiar a faca em frente aos animais, em especial aqueles a quem pretendemos matar para a nossa alimentação.
Numa ocasião, uma pessoa deitou um cabrito no chão para o degolar e depois começou a afiar a faca. Então o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Queres matá-lo duas vezes? Porque não afiaste a faca antes de deitá-lo ao chão?”.
Allah Subhanahu Wataala refere no Cur´ane: “Todos os seres que andam sobre a terra e todas as aves que voam, formam comunidades como vós” –Cap. 6 Vers 38.
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin” “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.
Abdul Rehman Mangá