008.10 – RECOMPENSA PARA A MULHER
Assmá Bint Yazid Anssari (radiyalahu an-há) veio ter com o Profeta Muhammad (Sallalahu Aleihi Wassalam) e disse: “Ò Mensageiro de Allah: Tu és mais querido para mim do que os meus pais. As mulheres muçulmanas delegaram-me como representante delas para falar consigo por elas. Realmente, tu és o Mensageiro de Allah, enviado para os homens, assim como para as mulheres. Nós permanecemos a maior parte do nosso tempo dentro das quatro paredes dos nossos lares. Nós cumprimos os nossos deveres como esposas, criando os filhos e cuidamos das casas. Contudo, os homens ultrapassam-nos nas recompensas em actos que não podemos praticar. Eles cumprem em congregação os seus cinco Salates diários e o Juma no Massjid, visitam doentes, participam nos funerais, fazem o Haj após Haj e participam no Jihád. Nós cuidamos da sua propriedade, criamos os seus filhos e cosemos roupas para eles, será que não partilhamos com eles a recompensa? O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), falando aos Sahabas, que estavam sentados à sua volta disse: “Vocês alguma vez ouviram uma mulher a fazer melhores perguntas do que estas?”
Os Sahabas responderam: “Ó Mensageiro de Allah! Nós nunca pensamos que uma mulher pudesse fazer este tipo de perguntas.”
O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse:
“Escutai-me atentamente e ide dizer às mulheres que te delegaram que ao procurarem o contentamento dos seus maridos e ao cumprimento com os seus deveres, receberão a mesma recompensa que o homem recebe em tudo quanto este fizer para Allah.”
E Profeta Muhammad (Sallalahu Aleihi Wassalam) também disse:
“O paraíso está de baixo dos pés da mãe”. – Relato de Al-Bukhari.
“O melhor de entre vós é o que trata melhor a sua mulher” – Relato de At-Tirmizi.
Abdul Rehman Mangá