O HAJ ESTÁ À PORTA

005.01 – O HAJ ESTÁ À PORTA

LABBAIKA, ALLAHUMMA LABBAIK… Eis-me aqui ao Teu serviço, ó Allah, eis-me aqui…

LABBAIKA, ALLAHUMMA LABBAIK; LABBAIKA LÁ CHARIKA LAKA LABBAIK, INNAL HAM’DA WANNI’IMATA LAKA WAL MULK, LÁ CHARIKA LAK – Eis-me aqui ao Teu serviço, ó Allah, eis-me aqui. Aqui estou eu, ó Tu que não tens nenhum parceiro, eis-me aqui. Na verdade a Ti pertencem o louvor e o favor, assim como o reino. Tu não tens nenhum parceiro.

O mês de Shawaal é o primeiro dos 3 meses de Haj. Os restantes meses são Dhul Al Qidah e Dhul Al Hijjah. Os principais rituais do Haj são realizados no mês de Dhul Al Hijjah, entre os dias 8 e 12. Mas a partir do primeiro dia do Shawaal, alguns dos actos de Haj podem começar a ser executados, nomeadamente, o início da viagem para a peregrinação. O Ehram (para o Haj), só pode ser envergado a partir deste primeiro mês do Haj.

Os sábios referem que os últimos 10 dias do mês de Ramadan, são os melhores para o crente, porque neles, existe uma noite importante, noite de LAILATUL KADR, melhor do que mil meses. Outros sábios referem que nos primeiros 10 dias  do mês de Dhul Al Hijjah, são os melhores para o muçulmano, porque neles existe O DIA DE ARAFA, (dia 9) que é melhor do que qualquer dia do ano. Por outro lado, a sexta – feira é o melhor dia da semana. A Noite de Lailatul Kadr, o Dia de Arafa e as Sextas-Feiras, são excelentes e abençoados por Deus. Os dias de Haj e o dia de Arafa não beneficiam só o peregrino que se encontra no Haj, mas também a todos aqueles que se encontram nas suas localidades. O dia de Arafa é tão importante para o crente, que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) recomendou-nos para esse dia, o jejum, muita recordação a Deus (Zikr) e muitas preces. Aisha (Radiyalahu an-há) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Em nenhum outro dia, Allah livra tantos servos do inferno, como no dia de Arafa”. Musslim. Acerca do versículo do Cua’ane 5:3 “…Hoje, completei a religião para vós…”, Umar Ibn Al-Khattab (Radiyalahu an-hu), referiu que o versículo foi revelado ao Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam), numa sexta – feira, no Dia de Arafa, quando efectuava o Haj. Bhukai 2:43.

No hadice narrado por Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “As boas acções efectuadas nos primeiros 10 dias de Dhul Al Hijjah, são superiores às efectuadas nos restantes dias do ano”. Alguns dos companheiros (Radiyalahu an-huma), perguntaram: “Nem mesmo a Jihad?”. Respondeu. “Sim nem mesmo a Jihad, excepto um homem que faz a jihad, colocando em perigo a si e aos seus bens (por amor a Deus) e não regressar com qualquer uma das coisas (a vida e a sua fortuna)”. Bukhari 15:86.

Também alguns comentadores referem os dois primeiros versículos do Surat 89 Al Fajr (WAL FAJR!, WA LÁ IÁ LIM ASHRIM – Pela Aurora!, E pelas dez noites), se referem ao último dos dez dias do Dhul Al Hijjah, que é o dia do sacrifício (curbani), lembrando a ordem que Deus deu a Ibrahim – Abraão (Aleihim Salam), para sacrificar o seu filho Issmail – Esmael (Aleihi Salam). “E saibam que as vossas riquezas e os vossos filhos são um teste”. Cur’ane 64;115.

Se ainda não efectuou a peregrinação, mas tem saúde e condições financeiras, não deve protelar por mais por mais um ano. Não espere para mais tarde para cumprir com este importante Pilar do Isslam, pensando que assim ganhará mais fé e conhecimentos religiosos para o ritual. Não espere também pela velhice, quando já não for capaz de cumprir com todas as acções com forças e com saúde. O Profeta Salalahu Aleihi Wassalam disse: “Apressai-vos no cumprimento do Haj, pois nenhum de vós sabe o que lhe pode acontecer (doenças, pobreza e outros factores). Relato de Ahmad e Al-Baihaqui. No próximo ano estaremos vivos? Só Allah Subhanahu Wataala é que é O conhecedor do invisível e do futuro.

Se não reúne condições para ir fazer a peregrinação, faça a intenção, peça a Deus com devoção e humildade, para que lhe conceda essa oportunidade. Quem sabe, se Ele não nos reserva uma surpresa?

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41

Abdul Rehman Mangá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s