O HAJ, UMRA E ZIÁRAT – PEREGRINAÇÃO A MAKA – O 5º. PILAR DO ISLÃO

005 – O HAJ, UMRA E ZIÁRAT

PEREGRINAÇÃO A MAKA – O 5º. PILAR DO ISLÃO

Alhamdulillah! Todos os Louvores são para Allah, o Criador e o Sustentador, que instituiu o Haj e o Umra para “renascermos”. Allah é a Luz da terra e do Universo. A Paz e as Bênçãos para Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), o selo da profecia. A Paz de Allah esteja com todos os Profetas (Aleihi Salam). A Paz de Allah esteja com todos os crentes.

LABBAIKA, ALLAHUMMA LABBAIK; LABBAIKA LÁ CHARIKA LAKA LABBAIK, INNAL HAM’DA WANNI’IMATA LAKA WAL MULK, LÁ CHARIKA LAK Eis-me aqui ao Teu serviço, ó Allah, eis-me aqui. Aqui estou eu, ó Tu que não tens nenhum parceiro, eis-me aqui. Na verdade a Ti pertencem o louvor e o favor, assim como o reino. Tu não tens nenhum parceiro.

O Haj (Peregrinação a Maka) é um dos cinco  pilares da Islão, uma forma de adoração espiritual e material. O Haj, tal como a conhecemos, foi instituído na época de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) como quinto pilar do Islam. É  uma concentração de muçulmanos de todas as raças, vindos de todos os continentes,  de todas as classes sociais, de todas as cores,  unidos numa única causa comum, que é o da adoração ao Deus Único. Quando o Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele) terminou a reconstrução da Caaba (Casa Sagrada), Allah Subhanahu Wa Ta’ala ordenou-lhe para que proclamasse a peregrinação às pessoas, que viriam  de todo o lado longínquo, a pé e montados em diversos tipos de transporte. O Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) perguntou: “Ó meu Senhor, como é que a minha voz chegará a eles?” Deus respondeu: “O teu dever é proclamar e o Meu é fazer chegar a tua voz a eles…” E os crentes que se dirigem à peregrinação,  respondem com Labbaik, Allahumma Labbaik – Eis me aqui meu Senhor!

Os Hajis homens, durante a peregrinação, vestem-se todos de igual, utilizando  o Ehram (pano branco sem costuras), recordando os tempos em que nasceram, quando lhes embrulharam  num pedaço de pano e sabem que após as suas mortes, irão também ser cobertos por um pano branco (cafan-mortalha), deixando para trás todos os haveres,  adornos e  restantes vestuários. Em Miná, Muzdalifa e Arafah, estarão juntos,  milhões de irmãos e de irmãs, da mesma fé, lembrando o dia do julgamento final, em que Deus reunirá toda a humanidade,  para a prestação de contas. O Profeta Salalahu Aleihi Wassalam disse: “Apressai-vos no cumprimento do Haj, pois nenhum de vós sabe o que lhe pode acontecer (doenças, pobreza e outros factores). Relato de Ahmad e Al-Baihaqui. Façam a intenção para o “Labbaik, Allahumma Labbaik”

Para uma fácil leitura, o tema referente ao Haj, Umra e Ziárat, foi dividido em vários capítulos, conforme relação abaixo indicada. Se no momento o leitor não tiver tempo para ler todas as partes, então poderá ler o capítulo relativo aos pequenos textos acerca do Haj. Ficará com uma ideia acerca do tema.

005.01 – O HAJ ESTÁ À PORTA

005.02 – O HAJ (PEREGRINAÇÂO A MAKA)

005.03 – A CAABA

005.04 – O EHRAM

005.05 – ÁGUA DE ZAM – ZAM

005.06 – O DIA DE ARAFAH – O IDUL- ADHÁ.

005.07 – O SACRIFÍCIO – CURBANI

005.08 – Visita (Ziyárat) à Cidade de Maka

005.09 – VISITA (ziyárat) Á CIDADE DE MADINA

005.10 – Visita ao Masjid Al-Aqsa (Jerusalém)

005.11 – O UMRA  –   A “PEQUENA PERIGRINAÇÃO”

005.12 – LABAIKA – PEQUENOS TEXTOS REFERENTES AO HAJE – PEREGRINAÇÃO

Votos duma boa leitura.

Yá Allah, ressuscita-nos junto dos Mutaqquin. Yá Rahman, faça-nos estar próximos dos virtuosos. Yá Rahim, faça dos Profetas a nossa companhia. Yá Haiú Yá Kaiiúm, junte-nos ao Teu Último Mensageiro, Muhammad ﷺ. Ameen. Ameen.

Abdul Rehman Mangá

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s