005 – O HAJ, UMRA E ZIÁRAT
PEREGRINAÇÃO A MAKA – O 5º. PILAR DO ISLÃO
Alhamdulillah! Todos os Louvores são para Allah, o Criador e o Sustentador, que instituiu o Haj e o Umra para “renascermos”. Allah é a Luz da terra e do Universo. A Paz e as Bênçãos para Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), o selo da profecia. A Paz de Allah esteja com todos os Profetas (Aleihi Salam). A Paz de Allah esteja com todos os crentes.
LABBAIKA, ALLAHUMMA LABBAIK; LABBAIKA LÁ CHARIKA LAKA LABBAIK, INNAL HAM’DA WANNI’IMATA LAKA WAL MULK, LÁ CHARIKA LAK – Eis-me aqui ao Teu serviço, ó Allah, eis-me aqui. Aqui estou eu, ó Tu que não tens nenhum parceiro, eis-me aqui. Na verdade a Ti pertencem o louvor e o favor, assim como o reino. Tu não tens nenhum parceiro.
O Haj (Peregrinação a Maka) é um dos cinco pilares da Islão, uma forma de adoração espiritual e material. O Haj, tal como a conhecemos, foi instituído na época de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) como quinto pilar do Islam. É uma concentração de muçulmanos de todas as raças, vindos de todos os continentes, de todas as classes sociais, de todas as cores, unidos numa única causa comum, que é o da adoração ao Deus Único. Quando o Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele) terminou a reconstrução da Caaba (Casa Sagrada), Allah Subhanahu Wa Ta’ala ordenou-lhe para que proclamasse a peregrinação às pessoas, que viriam de todo o lado longínquo, a pé e montados em diversos tipos de transporte. O Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) perguntou: “Ó meu Senhor, como é que a minha voz chegará a eles?” Deus respondeu: “O teu dever é proclamar e o Meu é fazer chegar a tua voz a eles…” E os crentes que se dirigem à peregrinação, respondem com Labbaik, Allahumma Labbaik – Eis me aqui meu Senhor!
Os Hajis homens, durante a peregrinação, vestem-se todos de igual, utilizando o Ehram (pano branco sem costuras), recordando os tempos em que nasceram, quando lhes embrulharam num pedaço de pano e sabem que após as suas mortes, irão também ser cobertos por um pano branco (cafan-mortalha), deixando para trás todos os haveres, adornos e restantes vestuários. Em Miná, Muzdalifa e Arafah, estarão juntos, milhões de irmãos e de irmãs, da mesma fé, lembrando o dia do julgamento final, em que Deus reunirá toda a humanidade, para a prestação de contas. O Profeta Salalahu Aleihi Wassalam disse: “Apressai-vos no cumprimento do Haj, pois nenhum de vós sabe o que lhe pode acontecer (doenças, pobreza e outros factores). Relato de Ahmad e Al-Baihaqui. Façam a intenção para o “Labbaik, Allahumma Labbaik”
Para uma fácil leitura, o tema referente ao Haj, Umra e Ziárat, foi dividido em vários capítulos, conforme relação abaixo indicada. Se no momento o leitor não tiver tempo para ler todas as partes, então poderá ler o capítulo relativo aos pequenos textos acerca do Haj. Ficará com uma ideia acerca do tema.
005.01 – O HAJ ESTÁ À PORTA
005.02 – O HAJ (PEREGRINAÇÂO A MAKA)
005.03 – A CAABA
005.04 – O EHRAM
005.05 – ÁGUA DE ZAM – ZAM
005.06 – O DIA DE ARAFAH – O IDUL- ADHÁ.
005.07 – O SACRIFÍCIO – CURBANI
005.08 – Visita (Ziyárat) à Cidade de Maka
005.09 – VISITA (ziyárat) Á CIDADE DE MADINA
005.10 – Visita ao Masjid Al-Aqsa (Jerusalém)
005.11 – O UMRA – A “PEQUENA PERIGRINAÇÃO”
005.12 – LABAIKA – PEQUENOS TEXTOS REFERENTES AO HAJE – PEREGRINAÇÃO
Votos duma boa leitura.
Yá Allah, ressuscita-nos junto dos Mutaqquin. Yá Rahman, faça-nos estar próximos dos virtuosos. Yá Rahim, faça dos Profetas a nossa companhia. Yá Haiú Yá Kaiiúm, junte-nos ao Teu Último Mensageiro, Muhammad ﷺ. Ameen. Ameen.
Abdul Rehman Mangá