PORQUÊ A RELIGIÃO ISLÂMICA?

PORQUÊ A RELIGIÃ0 ISLÂMICA?

 O Profeta Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele) é o tronco comum das 3 religiões monoteístas, judeus, Cristãos e Muçulmanos. Do seu segundo filho Isaac (Que a Paz de Deus esteja com ele), vieram os Profetas como, Jacob José, Moisés, David, Salomão e Jesus (Que a Paz de Deus esteja com eles). Foi uma promessa de Deus, em abençoar a descendência de Abraão. Da linhagem de Ismael, primogénito de Abraão (Que a Paz de Deus esteja com eles), Deus também  abençoou a humanidade com a vinda de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Este princípio é aceite pelos muçulmanos, porque um dos pilares da fé Islâmica, é acreditar em todos os Profetas que Deus enviou para a humanidade e também por ser referido  no Cur’ane: “Cremos em Deus, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacob e no que foi dado a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos Profetas pelo seu Senhor. Não fazemos distinção entre nenhum deles e somos submissos a Deus, a quem nós adoramos”.

Segundo “Gênesis”, Deus Todo Poderoso, prometeu transformar Isaac  e Ismael em grandes  nações. Também  “Gênesis” refere Sara e Hagar, como mães, respectivamente de Isaac e Ismael.

 De Mussa – Moisés (Aleihi Salam), nasce a primeira grande religião monoteísta, o Judaísmo. Nós os muçulmanos, também somos Judeus, porque acreditamos no Profeta Mussa, cujo nome directo,  é o dos mais referidos no  Cur’ane. Ainda seguimos as antigas tradições, referidas nos livros do Antigo Testamento, nomeadamente, no que se refere à circuncisão masculina e à proibição da carne de porco e do sangue na nossa alimentação. Conforme disse o nosso Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalamo) quando chegou a Madina e viu os Judeus a jejuarem por ocasião da celebração da libertação do povo Judeu, disse aos seus companheiros (Radiyalahu an-huma), de que os muçulmanos tinham mais direitos do que eles perante o Profeta Moisés e por isso também passariam a jejuar nesse dia – Dia 10 de Muharram – primeiro mês do calendário Islâmico.

 Issa (Aleihi Salam) – Jesus (Que a Paz de Deus esteja com ele), descendente da linhagem de Mussa (Aleihi Salam), veio para o povo Judeu, mas este não só o rejeitou, como também foi o responsável pelo seu sofrimento. De Jesus, veio a Religião Cristã. Os Judeus não acreditam na sua Profecia e continuam a aguardar um enviado de Deus. Mas nós os muçulmanos, acreditamos na vinda de Jesus (Que a Paz de Deus esteja com ele) e portanto somos também Cristãos. Jesus está no coração dos muçulmanos, não como filho de Deus, mas como um dos 5 principais e escolhidos Profetas e Mensageiros de Deus.

 Depois de cerca de  600 anos da vinda do Profeta do Povo de Israel, Jesus (Aleihi Salam), Deus cumpriu com a promessa, enviando Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam),   um Profeta e Mensageiro, da linhagem do Profeta Ismael (Aleihi Salam).

 Todos os Profetas trouxeram  sempre a mesma mensagem divina – Adoração ao Deus Único.

Se por hipótese considerarmos que cada Profeta enviado por Deus à humanidade  corresponde a uma religião específica, então teríamos milhares de religiões, pois foram muitos e muitos  os enviados de Deus. Para cada Povo e para cada adversidade vivida pela humanidade, Deus enviou Profetas para os guiar para o caminho recto. Portanto o mesmo Deus e sempre  a mesma mensagem. Então porquê 3 religiões monoteístas?

 Refere o Antigo Testamento, quando Deus fala a Moisés: “Eis lhes suscitarei um Profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar”. – Deuteronômio 18:18.

Ainda no tempo de Issa (Aleihi Salam), os Judeus ainda aguardavam por “aquele Profeta como Moisés” (ver em Deuteronômio). Quando Yayah (Aleihi Salam) – João Baptista foi enviado, os Judeus perguntaram-lhe se ele era o “Cristo”,  ou “aquele Profeta”. Às  perguntas, ele respondeu “não”.

 A personagem de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) encaixa-se perfeitamente no versículo do Deuteronômio atrás referido. Jesus (Que a paz de Deus esteja com ele), nasceu só duma mãe e não teve uma morte natural. Nunca houve dois Profetas tão semelhantes como  Moisés e Muhammad (Que a paz de Deus esteja com eles). Ambos receberam um extenso código de vida; ambos enfrentaram e venceram os seus inimigos; tiveram um nascimento natural; ambos migraram porque havia quem os pretendesse assassinar; tiveram uma vida normal, casaram e tiveram filhos e morreram de “morte natural”.

Às palavras “e porei as minhas palavras na sua boca e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar”, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) era um iletrado e recebeu a revelação do Cur’ane através do Anjo Gabriel (Que a Paz de Deus esteja com ele), que ditava as palavras de Deus e solicitava que ele as repetisse e decorasse e depois as transmitiu ao seu povo, para que cumprissem com a orientação de Deus.

 

Ao referir “um Profeta do meio dos seus irmãos e como tu”, Moisés era da família dos Israelitas e Muhammad da família dos Ismaelitas e portanto irmãos entre si.

 

– Os Judeus acreditam nos Profetas anteriores e em Moisés.

– Os Cristãos acreditam nos Profetas anteriores,  em Moisés e em Jesus.

– Os Muçulmanos acreditam nos Profetas anteriores, em Moisés, em Jesus e em Muhammad.

 

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin”  “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.

 

Abdul Rehman Mangá

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s