027.07 – SABR (A PACIÊNCIA) É A METADE DA FÉ.

027.07 – SABR (A PACIÊNCIA) É A METADE DA FÉ

inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Allah está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46.

Quando o crente é paciente, adquire a tranquilidade. O coração do crente não sentirá o vazio, pois estará sempre repleto de paz.  Apresentar-se-á perante a família e a sociedade, com a modéstia, a piedade, a calma e a sobriedade. Está escrito no livro da sabedoria que na modéstia e na paciência, residem a sobriedade e a  tranquilidade do espírito. A paciência é a força da contenção, é uma nobre qualidade que controla a alma, empurra-nos sempre para o bom comportamento e impede-nos de praticar actos que podem ser prejudiciais não só para os outros, mas para nós próprios. O campo da batalha está na nossa intenção, no nosso coração. Abster-se de algo errado, requer muita paciência. A religião baseia-se no cumprimento do que Allah ordenou e abster-se do que Allah proibiu.  Neste caso, a paciência é a metade da fé”. Quando surgirem problemas materiais e espirituais, o crente saberá ter a destreza e a paciência suficientes para superá-los. A fé do ser humano não é estável, sobe ou desce de acordo com o estado de espírito. Mas por obedecer a Allah e ao Seu mensageiro, o seu coração ficará tranquilo e em paz, aumentando a sua fé. “Foi Allah quem enviou tranquilidade (as-sakinah) nos corações dos crentes, para que possam acrescentar mais fé à sua fé…”. Cur’ane 48:4. Se demonstrarmos paciência e nos recomendarmos a Allah, a nossa fé e a nossa esperança ficarão mais fortalecidas e passaremos a encarar os problemas da vida com maior sabedoria. Abu Saad e Abu Huraira (Radiyalahu an-huma) relataram que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Sempre que um muçulmano seja acometido de uma fadiga, enfermidade, preocupação, tristeza, dano ou angústia, inclusive uma lança que o perfure, Allah lhe expiará, por isso, alguma das suas faltas”.

O crente estando sempre na companhia de Allah, obterá a ajuda de Allah em todo o seu trajecto da vida. “ Allah ama os perseverantes”. Cur’ane 3:146 Allah amará o crente quando ele atingir o mais alto grau na fé. Num Hadice kudssi, encontramos as seguintes palavras reconfortantes de Allah, nosso Senhor e Criador: “Eu sou tal como o Meu servidor espera que Eu seja. Eu Estou com ele quando ele Me recorda. Se ele Me menciona perante si próprio, Eu menciono-o perante Mim próprio: e se ele Me  menciona numa assembleia, Eu menciono-o numa assembleia melhor. E se ele se aproxima de Mim um palmo, Eu aproximo-Me dele um cúbito. E se ele se aproxima de Mim um cúbito,  Eu aproximo-Me dele um passo. E se ele caminha para Mim, Eu corro para ele”.  Bukhary 93:502. “Porque Allah está com os perseverantes”. Cur’ame 2:153.

Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126

In Sha Allah, continua no próximo Juma.Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. 

Abdul Rehman Mangá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s