024.04 – SABR (A PACIÊNCIA) UM MEIO PARA SUPORTAR E RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS

027.04 – SABR, UM MEIO PARA SUPORTAR E RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS

inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Allah está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46.

Yahia Ibn Sinan (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “É admirável o caso do crente, pois tudo é bom para ele; e isto não ocorre com ninguém mais, a não ser com o crente. Se é objecto de um bem, dá graças a Deus e isto é um bem para ele; e se sofre alguma desgraça, se arma de paciência e isto também é um benefício para ele”. Muslim. As nossas riquezas, a nossa família e a nossa saúde, são bens que o nosso Criador e Sustentador nos agraciou, mas temporariamente. Quando somos atingidos por doenças, dificuldades, aflições e desgraças, devemos primeiro procurar refugio e apoio no nosso Criador, Sustentador e Protector. Levantamos as mãos, pedimos para que Ele que nos conceda a paz, a paciência e a tranquilidade. Depois, com os nossos corações mais fortalecidos, procuramos a solução para os nossos problemas. Não podemos ficar de braços cruzados, à espera que outros resolvam os nossos próprios problemas. Devemos ter consciência de que Allah dá o que é Dele e tira o que é Dele. Mas com fé e esperança,  devemos ir para a ”batalha”, pedindo sempre a ajuda do nosso Protector. Para a nossa doença, procurando a ajuda médica. Para os problemas que nos atormentam, ouvindo  os conselhos dos nossos sábios. “Na verdade, com a adversidade está a facilidade; certamente com a adversidade está a facilidade”. Cur’ane 94:5,6.  Com a ajuda de Allah, decerto que encontraremos os meios necessários para as soluções para vencer os obstáculos  que nos afectam. Se tivéssemos que aceitar passivamente todas as nossas desgraças, não nos ensinaria o nosso Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), as melhores receitas para a cura das nossas doenças físicas. Também para a nossa doença espiritual, deixou-nos inúmeras recomendações para atingirmos a paz interior.

Malik bin Anas (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Nenhum de vós deve desejar a morte por causa duma calamidade que se abata sobre vós. Mas se ele desejar a morte, deverá dizer: “Ó Allah! mantenha-me vivo enquanto a vida é melhor para mim e deixe-me morrer se a morte é melhor para mim”. Bhukari 70:575

A paciência é necessária: na adoração a Allah; em abster-se de más acções; aceitar o decreto de Allah; e acreditar no Seu Poder. Deus adverte o Seu servo para a paciência na perda dos seus bens e da família. Lucman o sábio, que a Paz de Allah esteja com ele, recomendou ao seu filho: “Ó meu filho, faça a  oração, recomenda as pessoas para o bem (ma’ruf) , proibi o ilícito (al-munkar) e sofre pacientemente em tudo o que te suceda, porque isto é firmeza”. Cur’ane 31.17.   Quando um crente é cometido de alguma adversidade, torna-se mais fácil para ele suportar os momentos difíceis, porque tem fé e esperança de que irá receber recompensas por parte do seu Criador, o Rabul Ãlamin. Sabe que depois duma adversidade vem a facilidade e isso lhe permite sentir alívio, mesmo sofrendo. E a recordação das bênçãos e os favorecimentos anteriores concedidos por Deus ao longo da sua vida, são para ele um grande bálsamo. A paciência não pode ser alcançada sem a ajuda de Allah e sem a companhia de Allah. Sê paciente, que a tua paciência será levada em conta por Allah…”. “Porque Allah está com os tementes e com os benfeitores”. Surat na-Nahl 16:127 e 128.

Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Abdul Rehman Mangá

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s