018.01 – AS VIRTUDES DA SAUDAÇÃO NO ISLAM

018.01 – AS VIRTUDES DA SAUDAÇÃO NO ISLAM

“Tens ouvido (Ó Mensageiro) a história dos honoráveis hóspedes de Abraão? Quando se apresentaram a ele e disseram: Paz!”. Cur’ane 51:24.25.

Assalamo Aleikum. É a saudação islâmica, que significa – QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA CONVOSCO. É utilizada para os irmãos da mesma fé se cumprimentarem. É uma verdadeira prece mútua, antes de iniciarmos uma conversação. Como Muçulmanos usamos e abusamos desta saudação. É uma forma de aumentarmos a harmonia e a amizade entre nós.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) contou que o Mensageiro de Allah (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quando Allah, o Altíssimo e Criador de todas as coisas, criou Adão, que a Paz de Allah esteja com ele, disse-lhe: “Dirige-te até aqueles – um grupo de anjos – que estão sentados acolá e atenta para o modo como te vão saudar, pois que será também o modo de saudares a tua descendência”. Adão se aproximou dos anjos e disse: “A Paz esteja convosco!”. E eles responderam: “A Paz e a Misericórdia de Allah estejam contigo! Ou seja, acrescentaram “A Misericórdia de Allah”. Bhukari e Muslim.

O significado desta belíssima manifestação de harmonia e de irmandade, foi desvirtuado e deu origem em Portugal ao termo “Salamaleque”, cujo significado é, palavras e mesuras exageradas, fazer reverências a fim de se conseguir o que se deseja, ou saudação interesseira. É por isso que em Portugal se diz “deixa de salamaleques”, quando alguém exagera nas palavras.

Quando dois crentes se encontram zangados, o melhor remédio para quebrar o gelo, é um deles dirigir-se ao outro e dizer: “Assalamo Aleikum”. Duma maneira geral, o que foi saudado responde por instinto, dizendo Waaleikumussalamo (que a Paz de Deus também esteja contigo). E o sorriso acaba por ajudar a dissolver o gelo! É uma forma mágica dos casais se reconciliarem pelas pequenas desavenças.

Abdul Rehman Mangá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s