016.03 – A FÉ E O PROFETA MUHAMMAD (SALALAHU ALEIHI WASSALAM)

016.03 – A fé e o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam)

 A em Allah e nos Seus Profetas, é algo difícil de explicar, mas encontra-se enraizado nos nossos corações. Não conhecemos Deus, tal como Ele é. Não chegamos a conhecer os Profetas que Allah enviou na altura dos nossos remotos antepassados. Mas acreditamos em Allah  e até assumimos a nossa vivência quotidiana, seguindo os ensinamentos que os Profetas nos deixaram.

Como explicar por exemplo, que apesar de nunca termos visto o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), acabamos por aceitar e seguir a tradição que ele nos deixou?

Esta é a verdadeira fé. Utilizando a nossa capacidade intelectual, chegamos à conclusão de que Algum Ser Superior a nós, criou e  comanda este e outros mundos, tarefa impossível de ser concretizado por um ser humano. A não é ver, mas sim acreditar. Sem  , será impossível o ser humano aproximar-se a Allah e aos Seus Profetas.

Uma das passagens que mais me impressionou é a seguinte:

O Profeta Muhammad (Salalhu Aleihi Wassalam), uma vez estava com os seus companheiros e disse: “Quando verei eu os meus irmãos?”. E os companheiros perguntaram-lhe surpreendidos, se eles não eram os seus irmãos. E ele respondeu “Vós sois os meus companheiros; mas os meus irmãos serão aqueles que acreditarão em mim sem nunca me terem visto”. – Hadice narrado por Ahmed.

Foi uma verdadeira manifestação de . Sem ainda existirmos, o Profeta acreditou e teve , de  que  seriamos os seguidores da mensagem que Allah lhe mandou transmitir.

O íman (fé) do ser humano está em constante modificação; às vezes sobe, e muitas vezes desce. A fé dos anjos encontra-se sempre estacionária. A fé dos Profetas aumentava dia a dia.

Apesar de alguns de nós termos uma muito forte, a nossa inteligência e capacidade para entendermos tudo, tem limites. Por isso Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), ensinou-nos de que quando pensarmos em Allah, não devemos reflectir no Seu Ser, mas sim na Sua criação. Ao reflectirmos na sua criação e em tudo que Allah, o Criador e Sustentador colocou à nossa disposição, tentaremos melhorar as nossas condições  espirituais e até materiais.

Na época anterior a Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), as pessoas adoravam diversos ídolos, praticando  rituais contrários à religião ensinada pelos  nossos anteriores Profetas.  A primeira e principal tarefa do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), foi de incutir nas pessoas a no Deus Único, o Chaada – Testemunho da  “LÁ ILÁHA ILLAALLÁH” – Não há outra divindade, excepto Deus. Ninguém é digno da adoração, excepto Deus. Refere o Cur’ane “Aquele que rejeita os deuses falsos e crê em Allah, lançou mão a um firme sustentáculo que nunca quebrará.” (Cap.2:256). “Allah é suficiente para mim, não há Deus a não ser Ele. Nele coloquei a minha confiança e Ele é  o Senhor do Trono Sublime. (cap.9:129).

Foi uma advertência que durou cerca de 3 anos, até ficar consolidada entre os residentes de Maka e arredores. A partir daí, o Profeta começou a dar ênfase aos  restantes pilares da religião (oração, jejum, zakate/ajuda aos necessitados e haje/peregrinação). Sem , nunca cumpriríamos qualquer obrigação religiosa.

Se realizarmos alguma tarefa sem termos a e a esperança de que obteremos sucessos, o mais certo é fracassarmos nas nossas actividades. Se tivermos em Allah e procedermos de acordo com os Seus mandamentos e ensinamentos do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), teremos sempre a esperança de obter a recompensa e a satisfação do nosso Senhor e Criador.

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin”  “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Allah, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.

Abdul Rehman Mangá

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s