016.02 – A HUMILDADE DO PROFETA MUHAMMAD (SALALAHU ALEIHI WASSALAM)

016.02 – A Humildade do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam)

Refere o sagrado Cur’ane: “Na verdade vós tendes no Mensageiro de Deus, um excelente exemplo para aqueles que esperam contemplar a Deus, deparar-se com o dia do juízo final e recordam muito a Deus.” Cap. 33,Vers.21.

O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) foi um exemplo para os muçulmanos e para toda a humanidade. Ele ganhou a admiração e a consideração das pessoas devido ao seu comportamento exemplar. Não descriminava ninguém e era de trato fácil, afável  e alegre. Preocupava-se sempre com os desfavorecidos, dando-lhes mais atenção. Quando ele chegava a uma reunião, sentava-se num lugar disponível e dizia para os seus companheiros fazerem o mesmo. Na reunião, que muitas vezes dirigia, dava sempre um tratamento igual aos presentes, de modo que ninguém  sentisse qualquer tipo de descriminação.

Os companheiros (Radiyalahu an-hum) aprenderam com ele a serem amáveis e de bom trato. Eles passaram a respeitar os mais velhos e mostravam compaixão pelos mais jovens. Numa ocasião o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse para os seus companheiros: “Não deverei eu dizer quem é de entre vós que é o mais estimado por mim e que estará mais próximo de mim no dia da ressurreição?”. Responderam: “Sim ó Profeta de Allah”. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “São aqueles que de entre vós, têm melhor atitude e carácter.” – Relato de Ahmad.

Com as suas  mãos, alimentou  os animais e mungia as cabras para obtenção do leite para a sua família. Consertava também o seu calçado, varria a casa  e ajudava nas outras lides da casa.

Era ele que tomava a iniciativa de saudar primeiro   a todos que encontrasse, não descriminando seja quem fosse, mesmo os que o maltratavam. Era de tal maneira respeitado por muitos, que  o procuravam para guardar os seus bens valiosos.

Acompanhava sempre os funerais. Reconfortava os doentes, com palavras de esperança. Apesar de ser profeta, consultava sempre os seus companheiros, quando tinha de tomar decisões importantes.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) costumava fazer várias preces relacionadas com o bom carácter, entre elas: Ó Allah, orientai-me para ter um bom carácter, pois ninguém melhor do que Tu orienta para o bom carácter. (Muslim): “Ó Allah, em Vós eu procuro a protecção contra o mau carácter e os maus desejos.” (At Tirmidi).

De acordo com os relatos de Bukhari e Musslim, Abdallah Ibn Amr (Radiyalahu an-hu), disse: “O Profeta de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) nunca foi intempestivo ou obsceno. Ele costumava dizer “Entre os que me são mais caros, estão aqueles que têm o carácter mais justo”.

Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), apesar de ser descendente duma família nobre, ganhou a sua subsistência guardando carneiros e era conhecido como um dos homens mais honestos das redondezas.  Antes de receber a profecia, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) trabalhou para Khadija (Radiyalahu an-ha), na altura viúva, com 40 anos, oriunda de uma família nobre e poderosa. Tomou conta dos negócios dela, viajando para locais longínquos a fim de vender e trocar as mercadorias. Ao longo dos tempos, dirigiu os referidos negócios com honestidade, zelo  e dedicação.   Devido a estas  características, Khadija (Radyialahu an-há), mandou a sua irmã propor-lhe  casamento. Foi a sua  primeira e única esposa ao longo de  25 anos. Mesmo depois da morte de Khadija (Radiyalahu an-ha), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) nunca se esqueceu dela e continuou a manter a relação de amizade com a família e os amigos da falecida.

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin”  “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Allah, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.

Abdul Rehman Mangá

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s