015.03 – Issa (Aleihi Salam) – Jesus (Que a Paz de Deus esteja com ele).
O mês de Dezembro é a altura do ano em que o mundo cristão celebra o nascimento de Issa (Aleihi Salam) – Jesus, que a Paz de Allah esteja com ele, Profeta e Mensageiro do Islam.
Allah, o Altíssimo, enviou para a terra, milhares de Profetas. São 5 os Profetas considerados ULUL-AZMI (Os que mais sofreram) por transmitirem a Unicidade Divina: Nuh (Noé), Ibrahim (Abraão), Mussá (Moisés), Issa (Jesus) e Muhammad (Que a Paz de Allah esteja com eles).
Refere o Cur’ane: “E quando Nós, fizemos um pacto com os Profetas e contigo (ó Muhammad), com Noé, Abraão, Moisés e Jesus, filho de Maria, estabelecemos com eles uma solene aliança”. (33:7).
Todos os Profetas são irmãos, portanto, todos iguais. Todos proclamam a mesma doutrina: “Não existe outro deus além de Deus”. As mães são diferentes, pois cada um foi enviado por Allah em épocas diferentes e a um povo em especial.
Os 5 Profetas pediram a Allah, nosso Senhor, para pertencerem ao Umah de Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Só Issa (Aleihi Salam) é que terá esse privilégio, conforme o hadice:
Abd’Allah Bin Amr referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), disse: “Issa – Jesus, filho de Maria, descerá à terra, casará, terá filhos e permanecerá na terra durante quarenta e cinco anos, findos os quais morrerá e será enterrado junto da minha sepultura. Então Jesus, filho de Maria e eu, levantar-nos-emos de uma sepultura entre Abu Bakr e Umar”– Isto foi transmitido por Ibn Al-Jauzi no Kitab Al-Wafa”. Na Mesquita de Madina, onde estão sepultados, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), Abu Bakr e Umar (Radiyalahau an-hum), existe uma campa onde será enterrado Issa (Aleihi Salam).
O Cur’ane refere sobre Jesus e Maria (Que a Paz de Allah esteja com eles): “Ó Maria! Na verdade Allah escolheu-te e purificou-te. Escolheu-te acima das mulheres de todas as nações… Ó Maria! na verdade Allah dá-te boas novas de uma Palavra Sua: o seu nome será Messias, Jesus, filho de Maria, ilustre neste mundo e no outro e um dos mais próximos de Deus. Ele falará às pessoas no berço e na maturidade. E pertencerá ao mundo dos justos”. Maria disse. “Ó meu Senhor! Como poderei ter um filho se nenhum homem me tocou?” Ele disse: Assim é: Allah cria o que deseja e quando ele ordena uma coisa, apenas diz: “Sê”, e ela acontece” (3:42-53).
Alguns ditos de Jesus (Que a Paz de Deus esteja com ele), segundo a tradição Islâmica:
– “Bem-aventurado aquele que vê com o coração, mas cujo coração não está no que vê.” (Abdalla Ibn Qutayba)
– “A vida terrena são três dias: O ontem, sobre o qual não tendes controle; o amanhã, o qual não sabeis se chegareis; e o hoje, a que deveis dar bom uso.” Abu Hamid al-Ghazali.
– “Israelitas, Moisés proibiu-vos de cometerdes adultério e fez bem em proibi-lo. Eu proíbo-vos até de o imaginardes, pois o homem que imagina sem agir é como uma casa de barro na qual se acende uma fogueira; mesmo sem arder, fica negro de fumo.” Abu Nu’aym al-Isbahani e Mateus 5.27.
– “Homem de saber, aprende da sabedoria o que não conheces e ensina ao ignorante o que aprendeste.” Abu al-Hasan al-Mawardi.
– “Jesus estava com os seus discípulos perto duma sepultura quando um morto foi descido à terra. Eles comentaram a escuridão, solidão e pequenez do sepulcro. Jesus disse: “Já estivestes uma vez num lugar mais pequeno do que este, no ventre das vossas mães. Se Deus deseja aumentar (A Sua Misericórdia), fá-lo.” Ahmad, Ibn Hambal. No Kitab al Zuhd.
Para os muçulmanos, Issa (Aleihi Salam) não é filho de Deus, mas um grande Profeta e Mensageiro de Allah. A declaração de fé de um muçulmano, nega a existência de vários deuses e atesta a Unicidade Divina – As palavras “LA ILAHA – ILLA LLAH“, começam por “LA ILAHA”, uma negação, que significa: “NÃO HÁ OUTRA DIVINDADE“; e depois ILLA LLAH a confirmação “SENÃO A (ÚNICA) DIVINDADE“.
“LA ILAHA ILLA LLAH – “NÃO HÁ OUTRA DIVINDADE, SENÃO DEUS, A (ÚNICA) DIVINDADE.
A religião Islâmica opõe-se ao culto de imagens, ao culto dos profetas e ao culto de outras pessoas piedosas. Encontramos os seguintes esclarecimentos no sagrado Cur’ane:
“Blasfemam os que dizem: “Deus é o Messias, filho de Maria…” (5:17).
“Afirmam: “O Clemente teve um filho”! Sem dúvida que proferiram uma heresia. Por isso, pouco faltou para que os céus se fundissem, a terra se fendesse e as montanhas, aluídas, se desmoronassem. Isso por terem atribuído um filho ao Clemente, quando é inadmissível que o Clemente tenha um filho. Sabei que tudo quanto existe nos céus e na terra comparecerá como servo, diante do Clemente”. (19:88-93).
O conceito da trindade, é também rejeitado no Cur’ane, ao afirmar: “Ó povos da Escritura! Não exagereis na vossa religião e não digais de Allah senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi apenas um Mensageiro de Allah, o Seu Verbo, com o qual agraciou Maria, por intermédio do Seu Espírito. Crede pois em Allah e não digais: “Três.”! Parai que é melhor para vós. Sabei que Allah é Único…)”. 4.171-173).
E o diálogo entre Allah e Issa (Aleihi Salam). Allah disse: “Ó Jesus filho de Maria! Disseste tu aos homens: “Tomai-me a mim e à minha mãe por duas divindades, além de Deus?” (Issa respondeu): “Glorificado sejas! Como poderia eu ter dito o que para mim não é verdade? Se o tivesse dito, Tu tê-lo-ias sabido. Tu sabes o que está na minha mente e eu não sei o que está na Tua mente….”Eu não lhes disse senão o que Tu me ordenaste dizer: “Adorai Allah meu Senhor e vosso Senhor…)”. Surat Máidah – 116/117).
Estas são as citações do Sagrado Cur’ane que confirmam que Issa (Aleihi Salam) foi um Profeta e Mensageiro de Allah. Ele faz parte dos 5 grandes Profetas que mais sofreram, por terem transmitido a palavra de Deus.
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin” “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Allah, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.
Abdul Rehman Mangá