007.03 – SURAT FATIHA – Um belíssimo tesouro!

007.03 – SURAT FATIHA – Um belíssimo tesouro!

Foi referido que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wa Salam) disse: “Foram-me concedidos 4 Tesouros do Arsh (Trono) de Allah, das quais nenhuma delas antes fora oferecida a alguém:

1 – Surat Fatiha; 2 – Áyiat Kursi; 3 – O último versículo do Surat AlBaqarah; 4 – O Surat Kauçar.

O Surat Fatiha é o Capítulo do Cur’ane mais recitado em todo o mundo, ultrapassando o “Pai Nosso” utilizado na religião Cristã. Em cada um dos ciclos (rakates), o Surat Fátiha é obrigatoriamente recitado. Dependente do número de ciclos de orações (rakates) que cada um faz, este capítulo do Cur’ane é recitado (individualmente) 48 vezes por dia, sem contar com as orações facultativas (Tahiato Uzú, Tahiatul Masjid Tahajjud e outros).

O Surat Fatiha é uma autêntica oração. É um louvor a Allah Subhanahu Wataala, porque utilizamos os atributos, RAB (Senhor, no sentido de Sustentador e Protector), RAHMAN (Beneficente), RAHIM (Misericordioso), MALIK (Soberano) e depois indirectamente HADI (nosso Guia). “A Ti somente adoramos e a Ti somente pedimos ajuda”– É uma prece para o preenchimento dos objectivos mundanos e da vida futura. Deus é o Único a quem devemos adorar e pedir auxílio. Solicitar intermediação dos santos e dos profetas para a resolução dos nossos problemas materiais e espirituais, é uma idolatria (shirk).

“YA HADI YHDINA SIRATAL MUSTAQUIM”. Ó Hadi (nosso Guia), guia-nos para um bom caminho.

1– Em nome de Deus, o Beneficente, o Misericordioso; 2- Louvado seja Allah, Senhor (Protector e Sustentador) dos Mundos; 3- O Beneficente e o Misericordioso; 4- Senhor do dia do Julgamento; 5- A Ti somente adoramos e a Ti, somente, pedimos ajuda; 6- Mostra-nos o caminho recto; 7- O caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça; daqueles que não incorrem na Tua cólera e que não se perdem. AAAMEEN! (tradução do Sagrado Alcorão – por M.Yiossuf M. Adamgy).

A recitação da Surat Fatiha, deve ser feita quando iniciarmos os nossos duás-preces, quando estivermos a sair de casa, quando nos prepararmos para dormir, quando estamos a caminhar, quando iniciarmos a condução dos nossos automóveis ou camelos… quando tivermos dores de cabeça e quando … e quando… e quando…

Abdul Malik Ibn Umair (Radiyalláhu an-hu), relatou que o Profeta Muhammad (Salallahu Alei Wa Salam) disse: “No Surat Fátiha, existe uma cura de todas as doenças”.

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin”  “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. Cur’ane 10.10.

Abdul Rehman Mangá      

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s