007.02 – SURAT AL FATIHA – O CAPÍTULO DE ABERTURA:

007.02 – SURAT AL FATIHA – O CAPÍTULO DE ABERTURA:

1 – Bismilahir Rahmani Rahim – Em nome de Allah, o Beneficente, o Misericordioso; 2 – Al hamdu lilahi Rabbil ‘aalamin – Louvado seja Allah, Senhor (Protector e Sustentador) dos mundos; 3 – Ar Rahmani Rahim O Beneficente e o Misericordioso; 4 – Maaliki Yaumidin Senhor do dia do julgamento; 5 – Yaka na’budu wa  yaka nasta’in – A Ti somente adoramos e a Ti somente pedimos ajuda; 6 – Ihdinas siraatal mustaquim –  Mostra-nos o caminho recto; 7 – Siratal lazina an amta alaihim ghairil maghdubi alaihim wa lad daallin. AAAMEEN – O caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça, daqueles que não incorrem na Tua cólera e que não se perdem. AAAMEEN!

Esta Surat é denominada de Fatiha, por ser o capítulo de abertura do Cur’ane. É também chamado de Umm Al-Kitab (A Mãe de todos os Livros), porque o Cur’ane  e o Salah (oração) iniciam-se com Surat Fatiha e porque o mesmo contém o significado geral do Livro Sagrado. Outro nome pelo qual é conhecido é o de Umm Al-Cur’ane, porque o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse “É o Umm Al-Cur’ane, Al Fatiha, a abertura do Cur’ane e os 7 repetidos (versos)”. Os Árabes definem a importância de um certo assunto em relação aos outros, utilizando a palavra “Umm”. Eles referem por exemplo que Maka por “Umm Al-Qura” (Mãe de todas as cidades), pela sua grandiosidade e líder de todas as cidades.

O Surat Fatiha é também conhecido por As-Salah (A Oração), porque começa com um louvor a Deus e nos ensina a fazer uma súplica. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), num hadice qudsi, referiu que Allah disse: “Dividi a  Oração (Fatiha) em 2 partes, uma para mim e outra para o Meu servo. Quando ele diz “Louvado seja Allah, Senhor dos mundos”, Deus diz: “meu servo louvou-Me…” – Muslim.

É uma oração e uma resposta do Senhor. É também chamado de Ash-Shifá (A Cura) e de Ar-Ruqyah (Remedio). Abdul Malik Ibn Umair (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “No Surat Fatiha, existe uma cura para todas as doenças”.

Apesar de não ser o primeiro capítulo do Cur’ane revelado, o Surat Fatiha foi colocado no início do Cur’ane. É a essência do Livro, que nos ensina a fazer a oração perfeita. É recitada no início de cada rakat (ciclo), de cada uma das orações prescritas e facultativas. “Não existe oração sem o capítulo de abertura do Livro” – Bukhari e Muslim.

Abu Huraira (Radyalahu an-hu) referiu que o Profeta Salalahu Aleihi Wassalam) disse, repetidamente por três vezes: “Quando se fizer qualquer salah (oração) e não for recitado o Umm Al Cur’ane (Surat Fatiha), então a oração é incompleta”.  – Muslim.  Noutras passagens é referido que  a oração é inválida sem a recitação do Surat Fatiha.

Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) referiu que uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) estava sentado com Jibrail (Aleihi Salam) – Anjo Gabriel – que a Paz de Deus esteja com ele, quando ele ouviu um ranger (próprio duma porta a abrir-se). Ele ergueu a cabeça e disse: “É como uma porta no céu hoje aberta, a qual nunca tinha sido aberta antes”. Depois quando um anjo desceu através dela, ele disse: Este é um anjo que desceu à terra e que nunca o tinha feito antes”. Ele cumprimentou e disse: “Alegrai-vos  pelas duas luzes que te foram dados e que nunca tinham sido dados antes a qualquer Profeta: Fatiha al Kitab e a parte final do Surat Al-Baqara. Qualquer letra que recitares, obterás recompensas”. Muslim 4:1760.

O Surat Fatiha contém 7 Ayat (versículos). Começam em nome de Allah e citam alguns atributos, mais sublimes do nosso Criador. “Os mais sublimes atributos pertencem a Deus, Invocai-O, pois…”. Cur’ane 7:180. É frequente e desejável que o muçulmano comece qualquer actividade, invocando o nome de  Deus. Deve fazê-lo duma forma consciente e sincera. Qualquer assunto que não seja iniciado em nome de Allah, fica privado de bênçãos.

O Surat Fatiha lembra-nos o dia da Ressurreição, no qual seremos todos levantados para prestarmos contas. Deus é Misericordioso, mas também é Justo. Todas as nossas acções terão a sua justa retribuição, para o nosso bem ou para o nosso mal. No entanto, a grandiosidade da  Misericórdia de Allah é imensa. Num hadice qudsi, narrado por Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), Deus afirma: ”Na verdade, a minha misericórdia excede o meu castigo”.

O Surat Fatiha lembra-nos constantemente de que as preces devem ser dirigidas somente ao Criador de todas as coisas. Nem o Santo, nem o Profeta, nem o fogo, nem o sol ou qualquer outro ser criado por Deus, é digno de nossa adoração. Pedimos a Allah para nos guiar para o bom caminho, o caminho da misericórdia, aquele caminho muitas vezes difícil de percorrer, mas o mais virtuoso.

1 – Bismilahir Rahmani Rahim – Em nome de Deus, o Beneficente, o Misericordioso; 2 – Al hamdu lilahi Rabbil ‘aalamin – Louvado seja Allah, Senhor (Protector e Sustentador) dos mundos; 3 – Ar Rahmani Rahim – O Beneficente e o Misericordioso; 4 – Maaliki Yaumidin – Senhor do dia do julgamento; 5 – Yaka na’budu wa  yaka nasta’in – A Ti somente adoramos e a Ti somente pedimos ajuda; 6 – Ihdinas siraatal mustaquim –  Mostra-nos o caminho recto; 7 – Siratal lazina an amta alaihim ghairil maghdubi alaihim wa lad daallin. AAAMEEN – O caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça, daqueles que não incorrem na Tua cólera e que não se perdem. AAAMEEN!

Para atingir a perfeição na oração, o crente deve procurar conhecer e aprofundar o significado das palavras contidas no Surat Fatiha.

1 – Bismilahir Rahmani Rahim – Em nome de Allah, o Beneficente, o Misericordioso;

A religião aconselha-nos que devemos começar as nossas tarefas, com as palavras Bismilahir Rahmani Rahim”. É imperfeito, defeituoso e desprovido de qualquer bênção divina, iniciar qualquer acto sem mencionar o nome de Allah. Se o nome de Deus for pronunciado com sinceridade, o crente obterá sucessos no início e no final das suas tarefas.  Nestas palavras, estão 3 nomes / atributos de Deus: Allah, Rahman e Rahim. Allah é o nome mais importante de Deus e todos os restantes são alinhados a seguir. Apesar do significado de Allah estar para além da compreensão humana, quando o muçulmano diz “Allahu Akbar”, está a referir que Deus é Grande, melhor ainda, Deus é o Maior e nada se iguala a Ele. Se todas as árvores do mundo servissem para produzir cálamos (canetas em forma de penas para escrever) e as aguas dos oceanos fossem utilizadas como tinta, não seriam suficientes para descrever as grandezas e os atributos de Allah. 

A nossa mente é limitada e por isso não podemos compreender para além do que Deus nos transmitiu, conforme se pode verificar nas próprias palavras do Profeta (Salalahu Aleihi Waasalam). Disse ele ao referir-se ao dia da ressurreição: “Pedirei a autorização do meu Senhor  e Ele irá conceder-ma. Depois Ele inspirar-me-á com palavras de louvor que agora desconheço e irei louvá-Lo com essas palavras e prostrar-me-ei diante d’Ele”.

Rahman e Rahim, cujas traduções são: “The Most Merciful, The Most Beneficent”, “O Beneficente, O Misericordioso”, “O Clemente, O Misericordioso”, são dois nomes derivados de Ar-Rahmah (a misericórdia), segundo o hadice de Tirmidi: “Abdur Rahman Bin Awf ouviu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Allah disse: “Eu Sou Ar-Rahman. Eu criei os laços familiares e denominei de Rahim que obtive da raiz do Meu Nome Rahman. Quem ligar o laço familiar eu Me manterei ligado a ele e quem o cortar, Eu cortarei o (laço) com ele”. 

Ar-Rahman é exclusivamente para Allah e é um nome que engloba todo o tipo de misericórdia que Allah tem perante a Sua criação. Ar-Rahim é uma misericórdia específica para os crentes. Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) disse que acerca de Rahman e Rahim que os dois nomes são suaves e um deles é mais suave do que o outro (querendo referir que Ar-Rahman tem um maior envolvimento).

Allah e Rahman, são dois nomes exclusivos para Deus. Duma forma isolada, não se pode dar o nome de Allah a nenhuma Sua criatura. Os nomes podem ser dados, mas precedidos, por exemplo de Abdul (Abdullah; Abdul Rahman; Abdul Cadir) – Servo de Allah; Servo do Beneficente; Servo do Todo-Poderoso.

Refere o Cur’ane: “Invocai a Allah ou invocai ar-Rahman; o que quer que seja que invoqueis, a Ele pertencem os nomes mais sublimes.” – 17:110.

Deus tem vários nomes/atributos, entre eles: Ar–Rahman (O Beneficente): Ar-Rahim (O Misericordioso); Al-Malik (O Soberano); As-Salam (A Paz); Al-Gafur (O Perdoador); Al-karim (O Generoso); Al-Majid (O Glorioso); Al-Ahad (O Único); Al-Cádir (O Todo-Poderoso).

De acordo com Abu Huraya (Radiyalahu an-hu), referido em Tirmidhi, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse:  Allah (nosso Criador e Sustentador), tem 99 Nomes (atributos). Quem se lembrar deles ou recitá-los com fé, entrará no paraíso”.

Os Nomes de Deus devem ser invocados com frequência, pois a Dhrkr – Recordação de Deus, conduz à espiritualidade e ao paraíso.

Foi referido por Abdulah Bin Massud (Radiyalahu an-hu): “Bismilahir Rahmanir Rahim tem 19 letras e que os anjos do inferno são também 19. Quem disser estas 3 palavras com sinceridade, será salvaguardado dos referidos 19 anjos”. Todas as preces que se iniciarem com estas palavras, serão aceites e serão palavras preciosas para o dia do julgamento final.

2 – Al hamdu lilahi Rabbil ‘aalamin – Louvado seja Allah, Senhor (Protector e Sustentador) dos mundos;

O Surath Fátiha começa com louvores a Deus, elogiando-O pela Sua grandeza e pelas Suas bênçãos. Todos os louvores são dirigidos somente a Allah, Senhor e Criador de todas as coisas. E toda a adoração é só para Ele e não para nenhuma das Suas criaturas. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu que “O melhor dhikr (recordação a Allah) é La Ilaha Ilallah (não há outra divindade excepto Deus) e que a melhor suplica é Al-Hamdu Lillah (Louvado seja Allah).

Ar-Rabb, é um nome/atributo de Allah, que foi traduzido de Senhor, significa Senhor e Dono, no sentido de quem tem autoridade sobre a sua propriedade. Sustentador, Soberano, Administrador e Organizador. Allah é o Senhor do universo.

Alamin, que engloba tudo que existe, com excepção de Allah. São diversas criaturas que existem no mundo e no além, incluindo os anjos e os jins. Segundo o Cur’ane: O faraó perguntou ao Profeta Mussa (Aleihi Salam) – Moisés – Que a Paz de Deus esteja com ele: “Quem é o Senhor do Universo (alamin)?” Respondeu Mussa: “É o Senhor dos céus, da terra e de tudo quanto há entre ambos, se queres saber…É teu Senhor e Senhor dos teus primeiros pais… É o Senhor do Oriente e do Ocidente e de tudo quanto existe…”. 26:23,24,26 e 28.

3 – Ar Rahmani Rahim – O Beneficente e o Misericordioso;

Depois de louvar a Allah, o Surat volta a enaltecer dois atributos Dele: Beneficente e o Misericordioso. Para remover as dificuldades e os dissabores da vida, recite “Ya Arhama Rahiimina Farrij anil muslimeen”.“Oh Tu, o melhor dos Beneficentes, livrai-nos a nós, os submissos a Ti, de todas as dificuldades”. 

4 Maaliki Yaumidin – Senhor do dia do julgamento;

Malik é outro nome/atributo de Deus, que significa o Soberano, o Mestre, neste caso, Maliki Yaumidin, Senhor do Dia do Julgamento Final. Significa também Senhor do Dia da Recompensa. Nesse dia, Deus dirá: “Eu sou o Rei! Onde estão os reis da terra, onde estão os tiranos, onde estão os arrogantes?”. Allah é Misericordioso e também é Justo. Todas as acções, pelas mais insignificantes que possam parecer, serão tidas em conta.

5 – Yaka na’budu wa  yaka nasta’in – A Ti somente adoramos e a Ti somente pedimos ajuda;

Estas palavras manifestam o monoteísmo. “Adorai a Deus e não Lhe atribuais parceiros….” Cur’ane 4:36. E as referidas palavras afirmam com convicção de que só devemos adorar a Deus e só a Ele é que podemos pedir a ajuda e a orientação, conforme é referido no Cur’ane: E dirão: “Louvado seja Allah, que nos orientou até aqui; jamais poderíamos ter sido orientados, se não fosse a orientação de Allah”. 7:43.

6 – Ihdinas siraatal mustaquim –  Mostra-nos o caminho recto;

O caminho certo, é aquele que Allah traçou para nós, no qual devemos caminhar para ganharmos a satisfação Dele. Para além deste caminho, existe o outro, talvez o mais fácil de percorrer, mas que nos conduzirá para o abismo, quando atravessarmos a “ponte do Sirat”.   IYÁ HADI IHDINAS SIRARAATAL MUSTAQUIM, Ó nosso Guia, guia-nos para o bom caminho. Este é um pedido que devemos incluir nas nossas preces (duás).

7 – Siratal lazina an amta alaihim ghairil maghdubi alaihim wa lad daallin – O caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça, daqueles que não incorrem na Tua cólera e que não se perdem.

O caminho certo que pedimos para Allah nos encaminhar, é aquele que foi percorrido pelos piedosos e que ganharam a satisfação de Deus. Infeliz é aquele que terá de prestar contas pelas más acções cometidas neste mundo passageiro.

– E finalmente, a palavra AAAMEEN;

Após a recitação do Surat Fatihah, devemnos dizer Amin, conforme disse o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam):  “Quando o Imamo disser Amin, então digam Amin, porque quem disser Amin com os anjos, seus pecados anteriores serão perdoados”. Outra passagem refere que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: Quando o imamo chegar a parte final “Wala daalin”, então digam “Amin” e Allah responderá à vossa súplica”. Amin também significa “Responda aos nossos pedidos.” Quando recitarmos o Surat Fatiha fora das orações, devemos também dizer “Amin”.

Os versículos do Cur’ane são as palavras de Allaj mais lidas e recitadas em todo o mundo. De todos os capítulos do Cur’ane, o Surat Fatiha é o mais recitado, não só por ser um capítulo de recitação obrigatória em cada um dos ciclos da oração, mas também, nomeadamente,  por ser  recitado quando lembramos dos nossos falecidos, ao sair de casa e ao iniciar uma prece (duá).

Em todas as situações, o crente utiliza estas belas e cativantes palavras, louvando a Allah e pedindo para nos encaminhar para  o caminho da verdade.

1 – Bismilahir Rahmani Rahim – Em nome de Allah, o Beneficente, o Misericordioso; 2 – Al hamdu lilahi Rabbil ‘aalamin – Louvado seja Deus, Senhor (Protector e Sustentador) dos mundos; 3 – Ar Rahmani Rahim O Beneficente e o Misericordioso; 4 – Maaliki Yaumidin – Senhor do dia do julgamento; 5 – Yaka na’budu wa  yaka nasta’in – A Ti somente adoramos e a Ti somente pedimos ajuda; 6 – Ihdinas siraatal mustaquim –  Mostra-nos o caminho recto; 7 – Siratal lazina an amta alaihim ghairil maghdubi alaihim wa lad daallin. AAAMEEN – O caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça, daqueles que não incorrem na Tua cólera e que não se perdem. AAAMEEN!

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. Wa ma alaina il lal balá gul mubin” “E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem”. Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41

Abdul Rehman Mangá

2 opiniões sobre “007.02 – SURAT AL FATIHA – O CAPÍTULO DE ABERTURA:”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s