027.09 – O SABR E A PERDA DOS NOSSOS ENTES QUERIDOS

027.09 – O SABR E A PERDA DOS NOSSOS ENTES QUERIDOS

inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Allah está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46.

Allah faz experimentar aos seus servos a fome, a perda dos bens e outras aflições. A perda de um ente querido é outro teste, que muitos não conseguem suportar, revoltando-se com todos e muitas vezes com o Criador de todas as coisas. O ser humano raramente se lembra da morte, que mais cedo ou mais tarde nos afectará a todos, independentemente da idade. Sofremos, mas achamos natural quando perdemos um pai, uma mãe, ou um ente querido mais velho. Mas quando morre um filho, a dor é ainda maior, porque consideramos natural um filho enterrar um pai e não ao contrário. Este é um dos verdadeiros testes que Deus faz à humanidade.

Os que tiverem a firme convicção de que Allah dá o que quer e que tira o que é Dele,  são os perseverantes. Com paciência e resignação dizem:  “Inna Lilahi Wa inna ileihi Rájiuna – Viemos de Allah e para Ele será o nosso regresso”. Cur’ane 2:156. Estes são os que vão receber as bênçãos e as Misericórdias de Deus. Estas são as palavras que os muçulmanos recitam quando uma morte é anunciada ou quando tomam conhecimento de alguma fatalidade. Será que reclamando, conseguiremos trazer de volta os nossos filhos, as nossas esposas e os nossos pais? Não podemos fazer mais, do que termos paciência e orarmos por eles, pedindo para que Allah tenha Misericórdia deles.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah louvado seja, disse: “Não tenho outra recompensa que não seja o próprio paraíso para o Meu servo crente, que  quando tomo o seu ente querido nesta vida, ele aceita com resignação, em busca da Minha recompensa”. Bukhari. O lamento não nos devolve os nossos familiares falecidos e não elimina a nossa dor. O que aconteceu tinha de acontecer, de acordo com o destino traçado para cada um de nós. In Sha Allah, um dia estaremos todos reunidos perante Allah, para prestarmos contas de tudo o que fazíamos.

Contrariamente aos que se revoltam, se descontrolam e até chegam a perder a fé, verter lágrimas de tristeza pela morte de um filho ou de qualquer outro familiar mais chegado, não significa falta de paciência, mas sim a tristeza que nós sentimos pela perda, que reflecte a misericórdia que Allah colocou nos nossos corações. Quando perguntado ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) porque deitava lágrimas quando pegou no seu neto, filha da Zainab, que estava morrendo, ele disse: “esta é a misericórdia que Allah introduziu no coração dos seus servos,  de quem Ele desejou. E Allah não concede a Sua Misericórdia, excepto na misericórdia entre os Seus servos.” Bukhari 70:559. 

Podemos referir que a religião está assente em três princípios: 1) Cumprir com o que nos foi recomendado; 2) afastarmo-nos do que nos foi proibido; e 3) Aceitar com paciência o que nos foi predestinado. Lucman, o sábio, deu a seguinte recomendação ao filho: “Ó meu filho, faça a  oração, recomenda as pessoas para o bem (ma’ruf) , proibi o ilícito (al-munkar) e sofre pacientemente em tudo o que te suceda, porque isto é firmeza”. Cur’ane 31.17.

Abu Umamah (Radiyalahu an-hu) referiu que o Mensageiro de Allah (Salalalau Aleihi Wassalam) disse: “Recitem o Cur’ane, porque será um intercessor no Dia da Ressurreição”. Muslim 4:1757.

inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Allah está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46.

Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. 

Abdul Rehman Mangá

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s